sábado, 7 de novembro de 2015

DETOX

Olá Leitores!
Hoje to aqui pra falar sobre o tal "Detox", não sou nutricionista, mas pesquisei bastante sobre o assunto para estar falando aqui pra vocês um pouco desse assunto que tem rodado na mídia e na boca do povo. Sou estudante de Educação Física e consequentemente optei por uma vida mais saudável, uma reeducação alimentar e não em si uma dieta rigorosa ou temporária como muitas pessoas fazem por ai. Não, eu não concordo e acho absurdo essas dietas malucas, temporárias e gente isso não faz o menor efeito, se a sua dieta for temporária seus resultados também serão, então é muito mais valido fazer uma prática diária de vida mais saudável, um reeducação alimentar, que na verdade não irá te privar de vez enquanto comer uma besteirinha, quando você quiser ou for para algum lugar.
 Então vou descrever aqui um pouco o que seria o "Detox" e seus benefícios, se feito diariamente e da maneira correta.

COMO FUNCIONA A DIETA DESINTOXICANTE "DETOX" ?

As toxinas não estão presentes apenas nos alimentos, mas também no ar poluído, nos medicamentos, álcool, corantes, aditivos químicos e até nos cosméticos, como cremes e perfumes. Elas se acumulam nos tecidos do corpo, nas células de gordura, e bloqueiam os sinais de saciedade. Além do ganho de peso e da dificuldade para perder, gera problemas de pele, inchaço, dor de cabeça, gases, intestino preso, memória ruim, e aumenta a probabilidade do surgimento de várias doenças.
O próprio organismo faz um processo de desintoxicação, mas a quantidade de toxinas a que uma pessoa está exposta é muito maior do que a capacidade física de eliminar. Por isso a importância de uma dieta que potencialize essa ação. “Durante a madrugada o organismo faz a desintoxicação. Mas, como é muita coisa, não consegue, e então retém líquido para tentar diluir todas as toxinas, o que faz com que muitas pessoas acordem inchadas e sem fome. E ao pular o café da manhã, acabam sentindo mais fome e comendo mais ao longo do dia, o que favorece o ganho de peso”.

BENEFÍCIOS DO "DETOX"


Para ajudar o organismo na tarefa de eliminar as toxinas, é preciso ingerir os alimentos corretos e abrir mão daqueles que prejudicam ainda mais o processo. A dieta detox evita a entrada de toxinas e estimula a saída. Ela ajuda no bom funcionamento do intestino, que forma uma barreira e age como um filtro, impedindo que as toxinas cheguem ao fígado. Assim o fígado não fica sobrecarregado e consegue trabalhar da forma correta, fazendo com que as toxinas fiquem solúveis na água, para serem eliminadas.

LISTA DE ALIMENTOS


Alimentos proibidos: industrializados, farinha branca, açúcar, sal, café, carnes vermelhas, defumados, laticínios, embutidos, massas, bebidas alcoólicas e alimentos que contêm glúten. Também é recomendável não utilizar papel filme nem papel alumínio, descartar medicamentos que não sejam estritamente necessários, dormir bem, não se estressar, não fumar, evitar o uso do micro-ondas e de produtos de limpeza e cosméticos muito fortes.
Alimentos permitidos: frutas, legumes e verduras 100% orgânicos, grãos integrais, castanhas, sementes, leguminosas, ovos caipiras, azeite, óleos extra-virgens e chás. Além de beber muita água, sempre, e praticar exercícios físicos.

COMO FAZER E POR QUANTO TEMPO FAZER O "DETOX" ? 


O ideal seriam de 7 a 15 dias. No início do processo, pode parecer que não está fazendo nenhum efeito no organismo, pois é muito natural enjoo, acne, dermatite e dor de cabeça. Isso acontece porque muitas toxinas estão saindo do corpo. Passando por essa primeira fase, não é preciso ser radical e exagerar na dieta, mas manter uma boa alimentação.  

IMPORTANTE SABER


A dieta "detox" não é uma dieta de emagrecimento e sim, uma dieta para tirar as impuseras e toxinas do corpo, porem tem muitos benefícios nessa parte do emagrecimento com tudo que há de ruim no nosso corpo indo embora, por isso, é muito importante está mantendo uma alimentação saudável e equilibrada para ter melhores resultados, mas não é o "detox" em si, que emagrece e sim os benefícios que ele fez no corpo, dando uma faxina no organismo. Outra coisa, qualquer tipo de pessoa pode ser adepta do "detox", mas muito importante antes de fazer qualquer dieta maluca dessas que se encontra na internet para emagrecer em prazos muito curtos, procurar um profissional da área, um Nutricionista.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário